Desafios

por paula al

Sou uma recém-chegada ao mundo do origami mas apaixonei-me depressa pelos diagramas modulares e por uma modalidade desta arte que me tem fascinado e encantado – o origami quilting.

Não é muito fácil, mas os resultados finais podem ser tão espantosos que me parece valer bem o esforço e o desafio.

O origami quilting é feito com várias unidades de papel, dobradas de uma forma (ou mais que uma) que permitirá o perfeito encaixe das unidades entre si – sem uso de colas.

A minha primeira experiência mais séria não resultou a cem por cento. Procurei seguir fielmente estas instruções, que derivam de um site do departamento de Matemática de uma Universidade norte-americana.

(não deixa de ser irónico este meu interesse por algo que se relaciona tanto com a geometria e a matemática😉 )

Planeei a minha peça deste modo:

E acabou por ficar assim:

Trata-se de um efeito mesmo muito bonito, eu acho. No entanto, numa observação mais cuidada, dá para se perceber que as várias unidades de papel não estão todas convenientemente encaixadas. Se estivessem, poderia pegar numa das pontas do conjunto e levantá-lo como se de uma peça só se tratasse. E não é o caso! A moldura, aqui, expõe o trabalho, mas também o sustenta…🙂

Mesmo assim gostei de o fazer e quero repetir para melhorar.

8 Responses to “Desafios”

  1. Fica muito giro!
    Beijos,
    Ana

  2. Ficou mesmo bonito. Acho que vale a pena tentar de novo😉 e continua com os postais…

  3. Isto é fascinante, quanto custa uma coisa destas?
    Preciso de uma prenda para meados de Fevereiro…

  4. obrigada a todas!
    Inês, preciso de arranjar material “fresquinho” e depois logo se vê, sim? beijos!

  5. Lindos trabalhos amiga! regressámos as duas às prendas artesanais, mas o teu “recomeço” é fantástico! Parabéns!

Trackbacks

Deixe uma Resposta

